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Estudante de Jari cria método para identificar casos de depressão nas escolas

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Reprodução
João Lucas Moreira Oliveira (canto inferior direito) durante a videotransmissão de apresentação do trabalho que lhe garantiu a uma bolsa de estudos em Belo Horizonte, Minas Gerais

O estudante João Lucas Moreira Oliveira, de 17 anos, enfrenta a depressão desde 2016, e como forma de vencê-la, ele decidiu ajudar outros jovens que passam por dificuldades como a dele. O morador de Jari criou um formulário destinado às escolas do Rio Grande do Sul e, por meio das perguntas, já ajudou a identificar cerca 450 casos de depressão ou ansiedade em alunos do Estado.


João Lucas tentou contato diretamente com o governo gaúcho, mas como ainda não obteve retorno, ele passou a viajar para cidades do interior e apresentar pessoalmente para os prefeitos o projeto Depressão na Adolescência, de sua autoria. Em Tupanciretã, o projeto já foi apresentado e conforme o prefeito Gustavo Terra (PP), só não foi totalmente posto em prática em função das aulas remotas:
- Já planejamos inserir a ideia do João Lucas no nosso Plano Municipal de Combate à Depressão e Suicídio. Vamos priorizar a aplicação do formulário nas escolas de Ensino Médio, as quais têm maior presença de adolescentes - comenta Terra.

De acordo com João Lucas, o formulário leva em conta as duas semanas anteriores à resposta do questionário e é o suficiente para perceber se há sintomas iniciais da doença.
- Uma vez que notamos alguns sinais, encaminhamos para profissionais da saúde que vão se encarregar de cuidar do tratamento - diz.

BOLSA DE ESTUDOS
O estudante criou a Ong JL Do Bem que trabalha para que adolescentes não sofram do mesmo problema. E, foi por meio dela que ele conseguiu uma bolsa de estudos 100% na Faculdade Arnaldo, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Ele inscreveu o Projeto Depressão na Adolescência no programa Empower, que contou com parceria do Sebrae e do grupo Embaixadores da Educação.


Após passar por uma série de etapas e bancas, ele ficou entre os 13 finalistas e conquistou a tão sonhada vaga para cursar administração. Segundo Guilhermina Abreu, fundadora e diretora executiva do Embaixadores da Educação, o trabalho apresentado por João Lucas encantou a banca de jurados pela persistência e empatia de buscar ajudar o próximo.

Inicialmente o jovem pensava em fazer o curso na modalidade online, mas recebeu a proposta de estudar presencialmente qualquer curso da instituição. Agora, ele avalia O que será o melhor para ele:
- Ainda não decidi o quê vou fazer. Há a possibilidade de cursar jornalismo na Unicruz, em Cruz Alta. Estou escrevendo um livro, com lançamento para fevereiro e, neste sentido, estudar ead seria o ideal - conclui.

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